domingo, 9 de dezembro de 2012


        A Abominável



“Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração…” Provérbios 16.5
Li esse versículo na Bíblia outro dia e pensei o quanto é difícil uma pessoa reconhecer a sua arrogância.
Normalmente, nós vemos altivez numa pessoa na maneira que ela tem de falar, de agir, num comentário que tece sobre alguma coisa… Mas não conseguimos ver quando ela é arrogante por dentro.
Esse tipo de arrogância não é uma atitude que a pessoa teve num momento, naquele dia que não estava bem. Mas é uma coisa interior, é natural dela, está fixa nela. Não é algo que acontece num dia ou noutro, mas vem do coração, é por isso que é tão difícil ela reconhecer que é arrogante.
A pessoa que é altiva de coração pensa ser melhor que as outras. Ela as olha e julga inferiores. É arrogante naturalmente, porque se acha superior; acredita que sem ela nada funcionaria, nada estaria perfeito; se considera indispensável e insubstituível; e pensa ser uma pessoa muito importante, que está num nível acima e com qualidades maiores do que todos os que estão ao redor.
Às vezes, recebo e-mails de pessoas que me colocam em um pedestal, dizendo “Ah se todas as esposas fossem assim…”; “Ah se todas as mulheres fossem assim como a senhora…”. Isso é um pensamento arrogante. Porque ninguém sabe o que se passa na vida de outra pessoa. Então, por que dizer ou acreditar que alguém é melhor ou mais perfeito que o outro?
Por essa razão, não devemos julgar as pessoas piores que a gente. Todos nós temos os nossos defeitos, as nossas falhas, temos os nossos dias ruins, e mesmo assim Deus nos escolheu. Se estamos aqui, se estamos na presença dEle é porque foi Ele quem nos trouxe. Por isso, quem somos nós para jogar pedras nos outros?
Mas a pessoa altiva de coração não pensa assim e nem imagina que essa sua atitude é abominável para Deus.
Se você é assim, e até então não tinha conhecimento disso, reconheça que tem essa característica ruim – embora seja difícil – e depois se arrependa. Não é só pedir perdão, mas é odiar essa atitude. É procurar evitar as manias que tem de julgar as pessoas, de falar mal, de ver erros e defeitos e procurar ver o lado bom delas.
Ou você gostaria que lhe julgassem por aquilo que veem de você e não pelo que é de verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário